Índice
ToggleComo reduzir custos em bares e restaurantes sem comprometer a qualidade e a satisfação dos clientes?
Aprenda a economizar dinheiro na gestão do seu negócio sem perder a clientela
A redução de custos é um dos principais desafios dos donos de bares e restaurantes. Afinal, é preciso equilibrar as contas, manter a qualidade dos produtos e serviços e ainda satisfazer os clientes.
Mas como fazer isso sem sacrificar o lucro e a competitividade do seu estabelecimento?
E especialmente para você vamos compartilhar 10 dicas simples e efetivas para ajudar você na redução de custos no seu negócio.
Leia nosso artigo e confira!
Acreditamos que você também vai se interessar por:
Garanta a conformidade legal das suas obrigações por meio da nossa gestão fiscal!
Cálculo Dos Custos Operacionais: 4 Erros Que Você Deve Evitar!
Alavanque Seu Negócio Com A Gestão Contábil Especializada
Principais desafios e oportunidade para praticar a redução de custos na gestão de um bar ou restaurante
O primeiro passo para redução de custos em seu bar ou restaurante é identificar os principais desafios e oportunidades que o seu negócio enfrenta. Isso envolve analisar o seu mercado, o seu público, os seus concorrentes, os seus fornecedores, os seus funcionários, os seus impostos, os seus gastos fixos e variáveis, entre outros fatores.
Ao fazer essa análise, você vai descobrir quais são os pontos críticos que mais impactam o seu orçamento e quais são as áreas que podem ser otimizadas para gerar mais economia.
Por exemplo, você pode perceber que o seu cardápio está muito extenso e que alguns pratos não têm saída, gerando desperdício de alimentos e de espaço.
Por outro lado, você pode notar que o seu consumo de energia e de água está muito alto e que você pode adotar medidas para reduzi-lo.
Inicialmente, você pode traçar um plano de ação para a redução de custos em bares e restaurantes, definindo metas, prazos, responsáveis e indicadores de desempenho.
Dessa vez, você vai ter mais controle sobre o seu negócio e poderá acompanhar os resultados das suas ações.
Quais as dicas eficientes e práticas podem auxiliar donos de bares e restaurantes na redução de custos diversos?
Agora que você já sabe quais são os principais desafios e oportunidades para economizar dinheiro na gestão do seu estabelecimento gastronômico, confira 10 dicas práticas e eficazes que podem ajudar você a reduzir custos em bares e restaurantes. Veja:
Negocie com os seus fornecedores:
Procure obter melhores condições de preço, prazo, qualidade e entrega dos seus insumos. Pesquise outras opções de fornecedores e faça cotações.
Aproveite as promoções e os descontos. Evite comprar produtos fora da época ou que não sejam essenciais para o seu cardápio.
Faça a otimização do seu cardápio:
Revise o seu cardápio do seu bar ou restaurante e elimine os pratos que têm baixa demanda, baixa margem ou alto custo.
Foque nos pratos que são mais rentáveis, populares e diferenciados. Padronize as receitas, as porções e os custos dos seus pratos.
Aproveite e utilize ingredientes que possam ser aproveitados em mais de uma receita. Evite o desperdício de alimentos e controle o estoque.
Treine e motive os seus funcionários:
Funcionários motivados trabalham muito melhor!
Por conta disso, invista na capacitação e na motivação dos seus funcionários. Eles são fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Ofereça treinamentos sobre atendimento, vendas, higiene, segurança, etc. Estabeleça metas e recompensas.
Crie um ambiente de trabalho agradável e harmonioso. Evite a rotatividade e o absenteísmo.
Reduza os impostos:
Prime pela assessoria de um contador especializado em bares e restaurantes. Ele pode ajudar você a escolher o melhor regime tributário para o seu negócio, a aproveitar os benefícios fiscais, a evitar multas e a planejar a sua carga tributária.
Além disso, mantenha a sua contabilidade em dia e emita notas fiscais corretamente.
Economize energia e água: adote medidas para reduzir o consumo de energia e de água no seu estabelecimento.
Por exemplo, troque as lâmpadas incandescentes por LED, instale sensores de presença, desligue os equipamentos que não estão em uso.
Pratique também a manutenção preventiva dos aparelhos, utilizando aquecedores solares, instale redutores de vazão nas torneiras, reutilize a água da lavagem dos alimentos, etc.
Como você viu, a redução de custos em bares e restaurantes não é uma tarefa impossível.
Com planejamento, criatividade e disciplina, você pode economizar dinheiro na gestão do seu negócio sem comprometer a qualidade e a satisfação dos seus clientes.
Como você viu, com nossas dicas, você conseguirá implantar em seu bar ou restaurante, uma redução de custos efetiva!
Mas, lembre-se de que o auxílio de profissionais também sempre é bem-vindo!
Conte com especialistas para a redução de custos no seu estabelecimento!
Você sabia que pode contar com ajuda especializada para colocar todas as nossas essas dicas em prática e a ter uma gestão contábil e empresarial descomplicada?
A Mercantil Contabilidade é um escritório que atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo soluções nas áreas contábeis, que atende os mais variados segmentos empresariais, inclusive bares e restaurantes.
Sendo assim, podemos ajudar você a escolher a abrir ou migrar a sua empresa, a escolher o melhor regime tributário, a negociar com os seus fornecedores,
Além da otimização do seu cardápio, a treinar e motivar os seus funcionários, a economizar energia e água, e muito mais.
Não perca tempo e dinheiro. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.